Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos
Portugal assumiu a Presidência do Conselho da UE a 1 de janeiro deste ano. Nesse mesmo dia também se iniciou o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. O Governo português e a Comissão Europeia saudaram esta coincidência e a oportunidade de unir esforços para promover a utilização da ferrovia tanto pelos cidadãos, como pelas empresas e contribuir para o objetivo do Pacto Ecológico Europeu de fazer da Europa o primeiro continente neutro em carbono até 2050.
A Presidência Portuguesa e o Ano Europeu do Transporte Ferroviário acontecem num momento particularmente difícil, sendo a pandemia COVID-19 e as suas consequências sociais e económicas um desafio sem precedentes para o sector dos transportes. Apesar do impacto da crise do COVID-19, com o número de passageiros diminuindo substancialmente devido às restrições de viagens, o setor tem mostrado resiliência e garantido o transporte atempado de bens essenciais. A Presidência Portuguesa vai dar prioridade a iniciativas que ajudem os passageiros, trabalhadores e empresas do sector a ultrapassar o impacto do COVID-19, e o Ano Europeu do Transporte ferroviário será uma oportunidade para realçar o papel do transporte ferroviário na recuperação sustentável da pandemia.
Neste contexto de circunstâncias excecionais, 2021 é essencial para a política ferroviária da UE, uma vez que representa o primeiro ano completo de implementação do Quarto Pacote Ferroviário. O pacote legislativo visa a criação de um Espaço Ferroviário Europeu totalmente integrado, eliminando os obstáculos institucionais, jurídicos e técnicos remanescentes a um mercado ferroviário europeu eficiente com uma mobilidade transfronteiras sem descontinuidades. 2021 é também o ano para se concentrar no reforço estrutural do sistema ferroviário da União e na contribuição do transporte ferroviário para uma economia da UE limpa, digital e inovadora.

DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Vários eventos, campanhas e iniciativas ao longo de 2021 colocarão em destaque os benefícios do transporte ferroviário para as pessoas, a economia e o clima e os desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único sem fronteiras.
As empresas e transportadoras de carga podem mudar para a ferrovia e beneficiar de ofertas de baixo custo, cada vez mais competitivas, para transportar as suas mercadorias por toda a Europa - tudo isto enquanto reduz a sua pegada de carbono. É verde e sustentável. A ferrovia é amplamente eletrificada e emite muito menos CO2 do que viagens equivalentes por estrada ou ar. É responsável por apenas 0,4% das emissões de gases com efeito de estufa da UE, enquanto todos os transportes da UE são responsáveis por 25% das emissões totais da UE. Além disso, é o único meio de transporte que, entre 1990-2017, reduziu de forma consistente as suas emissões e consumo de energia, usando cada vez mais fontes de energia renováveis.É acessível, confortável e segura. Esteja de férias ou numa viagem de negócios, pode contar com a ferrovia para chegar com segurança ao seu destino. É o meio de transporte terrestre mais seguro e com menor incidência de acidentes fatais. Faça do comboio o seu escritório móvel ou apenas aprecie a vista - e deixe as viagens "stressantes" para trás.

© 2021 ANO EUROPEU DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO